segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os Elementos do Clima - Os Tipos de Precipitação

     A Precipitação Convectiva são precipitações produzidas pela ascensão enérgica de ar fortemente aquecido. Ao subir, o ar expande-se e arrefece até alcançar o ponto de saturação. Formam-se então nuvens com grande desenvolvimento vertical. A precipitação  desta origem costuma ser breve, mas abundante, isto é, em forma de fortes aguaceiros, e é muitas vezes acompanhada de granizo.
     As Chuvas Orográficas são precipitações produzidas pela ascensão do ar ao longo das vertentes de montanhas expostas aos ventos húmidos. Nas vertentes opostas, a precipitação é escassa ou mesmo nula. Estas precipitações são também conhecidas por chuvas de relevo e ocorrem quando os ventos húmidos se elevam  pelo encontro de uma barreira montanhosa, como é normal nas encostas voltadas para o mar.
     A Precipitação Ciclónica ou Frontal são precipitações produzidas pela ascensão do ar húmido nas áreas de baixa pressão, para onde convergem as massas de ar. Se estas apresentam um acentuado contraste de temperatura e humidade, estabelecem-se superfícies de descontinuidade ou superfícies frontais, que favorecem a subida do ar quente sobre o ar mais frio e, portanto, a formação de precipitação.

Fonte: Enciclopédia Geografia, Larousse, 1999.

Sem comentários:

Enviar um comentário